Escolha uma Página

O que é Caixa Sifonada?

 

A caixa sifonada é uma aliada importante para todas as instalações hidro sanitárias de uma casa ou de um apartamento. Embora poucas pessoas saibam ao certo os benefícios que ela pode trazer, hoje em dia é cada vez mais comum que as construções modernas tenham a caixa sifonada já posicionada nos banheiros e pias.

No texto de hoje, separamos algumas informações a respeito desse assunto – desde a função da peça até onde ela costuma ser essencial para evitar inúmeros problemas. Confira mais abaixo!

 

O que é exatamente a caixa sifonada?

 

Como explicamos, a caixa sifonada é uma peça de uso hidráulico. Basicamente, ela é uma caixa unida ao que chamamos de sifão – por isso o nome. Sua principal função é a de ligar o encanamento diretamente à rede de esgoto, evitando que o mau cheiro retorne para o ambiente.

A forma como isso acontece é relativamente simples: o sifão localizado dentro da caixa tem o objetivo de se manter dentro d’água, o que faz com que um possível cheio desagradável fique retido.

E é por esse motivo que a caixa sifonada é tão importante e tão valorizada nos dias de hoje. Sabe aquele odor nos ralos que insiste em permanecer? Ele poderia ser resolvido com essa simples peça.

Algumas informações são relevantes de citar:

 

  • A caixa sifonada fica localizada logo abaixo do ralo – que geralmente acompanha toda a peça. Nos dias de hoje, já é mais fácil encontrar ralos de diversos tamanhos e de materiais mais modernos, substituindo os antigos de PVC. A caixa fica ligada à rede de esgoto e recebe toda a água escoada do local.

 

  • Os principais ambientes onde a caixa deve ser instalada são: banheiros, pias em geral e lavanderias. Vale a pena ter uma caixa sifonada para cada um desses cômodos, evitando que algum mau cheiro cause desconforto em casa.

 

  • Em banheiros onde não há o chuveiro, o sifão comum embaixo da pia pode ser suficiente. Ele também tem a função de reter a água, evitando que o encanamento fique com cheiro ruim. Porém, para casos onde há o chuveiro, a caixa é sempre indicada.

 

  • O tamanho mais comum das caixas é de 150 milímetros, com a abertura de saída de 50 milímetros e as aberturas de entrada de 40 milímetros. Porém, esse tamanho pode variar bastante dependendo da sua necessidade no local.

 

  • É sempre mais indicado que a caixa seja instalada logo na construção do imóvel. Se você está nesse processo, procure o responsável pela obra para garantir que as caixas sejam utilizadas.

 

Tenho a caixa sifonada, mas ainda há mau cheiro – O que fazer?

 

Há casos onde pode haver mau cheiro, mesmo com a caixa sifonada instalada no ambiente. Isso não deve acontecer, portanto, vale a pena observar alguns pontos, como:

 

  • O sifão localizado dentro da caixa precisa estar muito bem instalado. Quando ocorre de haver vazamento ou mau posicionamento dele, a caixa perde completamente a função e passa a escoar a água normalmente. Nossa dica é que você abra e dê uma olhada no sifão – ou peça para alguém especializado fazer isso.

 

  • Em casos onde há problemas no sifão – e não apenas mau posicionamento – será preciso trocar a caixa. O mais indicado é procurar auxílio de um encanador.

 

Lembre-se: com a caixa sifonada instalada, o problema do mau cheiro deve desaparecer. Por isso, caso ele persista, é importante descobrir a razão da falha.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais!